Com um possível acordo comercial entre China e Estados Unidos, as negociações em relação à previdência, e o otimismo em face dessas operações, o real vem sendo impulsionado, gerando uma consequente queda do dolar.
Dicas para sair do cheque especial
Com a queda do dólar, inúmeros setores são afetados. Produtos industrializados como o pão e o macarrão levam o trigo como matéria prima, que é um produto importado. Esses produtos sofrerão queda em seus preços, o que ajuda a segurar a inflação, e consequentemente aumenta o poder de compra dos brasileiros. Com maior poder de compra, as viagens a países que possuem o dólar como moeda ficam mais acessíveis, fazendo com que muitos voltem a planejar viagens ao exterior.
Foto: Pixabay
Neste cenário, os investimentos também ganham força, mas é essencial lembrar que o mercado de câmbio é muito volátil, e sempre há um risco. A dica para quem quer investir são os fundos cambiais, ações de empresas exportadoras ou contratos futuros de câmbio.
Mesmo que a expectativa seja de grandes oportunidades com a valorização do real, é necessário ter prudência e estabelecer prioridades. Àqueles que possuem dívidas pessoais ou de sua empresa em dólar é a hora de quita-las.
Quanto ao planejamento de viagens ao exterior, é um bom momento para comprar dólar, mas a dica é ir comprando aos poucos, já que o dólar pode desvalorizar mais ainda frente ao real.